attraction
o projeto que internacionaliza

Attraction

a

O projeto “AMP Attraction” integra e complementa, no âmbito da Internacionalização, a trilogia de projetos candidatados pela AMP ao SIAAC (Intermunicipal), a saber: AMP Start & Scale – “promoção do espírito empresarial”; e Urbinov – “qualificação”. No seu conjunto, estes projetos constituem três pilares fundamentais da iniciativa AMP METROLAB, que visa promover a competitividade, a inovação e a internacionalização da estrutura económica metropolitana.

Necessariamente, perspetivado na escala metropolitana, o projeto estimula a ação coletiva intermunicipal na internacionalização do ecossistema empreendedor da AMP e das infraestruturas de apoio à vocação exportadora da Região do Norte de Portugal.

Neste sentido, o AMP Attraction propõe-se analisar, perceber e compreender os fatores de atração externa do ecossistema metropolitano para acolher e fixar investimentos startups, scale ups, e nearshore internacionais, determinando, em paralelo, as variáveis em que, mais uma vez ao nível metropolitano, valerá a pena intervir para reforçar essa atratividade.

Por outro lado, a partir de uma infraestrutura de nível metropolitano com um grande potencial como é o Europarque, o projeto pretende estudar e propor soluções e iniciativas que visem aprofundar e apoiar a vocação exportadora de bens e serviços do Entre Douro e Vouga, da AMP e da Região do Norte de Portugal.

Objetivos

a

  1. Avaliar a perceção externa da Área Metropolitana do Porto enquanto espaço de acolhimento de investimento de startups, scale ups e nearshore;

  2. Determinar as variáveis a intervir com vista à qualificação da oferta e reforço da visibilidade e a atratividade internacional do ecossistema empreendedor da AMP;

  3. Reforçar a cooperação, as parcerias e as redes de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo, no espaço metropolitano, na área da internacionalização e de captação e acolhimento de startups, scale ups e investimentos near shore (centros de serviços partilhados);

  4. Contribuir para o posicionamento internacional da AMP como "ambiente urbano" inovador na promoção do empreendedorismo;

  5. Vocacionar o Europarque como infraestrutura de apoio à internacionalização da economia metropolitana e da Região do Norte.

Apoiar a internacionalização do ecossitema de apoio ao empreendedorismo e das empresas na AMP.

Ações

p

Elaboração de estudo tendo em vista a avaliação da perceção externa do ecossistema de apoio ao empreendedorismo metropolitano, tendo em vista o reforço da sua atratividade externa e internacional.

Elaboração de estudo sobre o Europarque enquanto infraestrutura metropolitana de apoio à internacionalização.

Realizar atividades integradas de comunicação para divulgação das atividades e resultados do projeto, disseminação de aprendizagens e envolvimento dos públicos-alvo.

Inclui a equipa técnica a envolver no projeto, a qual será responsável pela organização, planeamento, execução, acompanhamento, monitorização e avaliação de todas as ações e atividades a realizar.