23 Abril, 2018

Apresentação do estudo no âmbito do Projeto AMP URBINOV

A Área Metropolitana do Porto (AMP) realizou no passado dia 13 de abril, a primeira ação no âmbito do Projeto AMP URBINOV. Esta Candidatura, realizada em parceria com a LIPOR, é financiada pelo Norte 2020 no âmbito do “Sistema de Apoio às Ações Coletivas – “Qualificação” (Intermunicipal)” e resulta da necessidade de organizar e dinamizar o ecossistema de inovação da AMP.

O Projeto pretende sensibilizar a base institucional metropolitana para a inovação aberta, a economia circular e os novos paradigmas no desenvolvimento económico dos territórios, assim como para a importância da difusão de novas tecnologias da informação e da comunicação associados a movimentos societais que advogam a partilha aberta de dados produzidos com recursos públicos (open data).

Todavia, existe ainda hoje pouco conhecimento sistematizado que permita a outros territórios aprender com essas experiências e refletir sobre as melhores estratégias e práticas a adotar no seu contexto concreto.

Foi neste contexto que a AMP encomendou um estudo sobre as Iniciativas de dados Abertos e Inovação Aberta em cidades e Áreas Metropolitanas, e que foi apresentado pelo Dr. Luís Carvalho, investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, e Investigador Sénior da Euricur (Instituto Europeu de Pesquisa Urbana Comparada).

A par do estudo a AMP irá desenvolver vários workshops dedicados ao tema, e que serão dinamizados pelo Dr. Nuno Vargas.

Pode consultar o estudo aqui.