12 Dezembro, 2018

Prémio Metropolitano de Empreendedorismo

Enquadramento

No âmbito do projeto SIAAC Intermunicipal denominado “Start & Scale” que a AMP se encontra atualmente a executar, com o apoio do Norte 2020, prevê-se a atribuição do Prémio Metropolitano de Empreendedorismo.

Nos termos da candidatura, esta iniciativa consiste “na criação e atribuição de um prémio/reconhecimento, de valor simbólico e materializado numa peça, a um empreendedor que desenvolve a sua atividade no território da AMP, e que se destacou pela dinâmica empreendedora gerada em cada ano de execução do projeto, sendo que se pretende que esta iniciativa perdure no pós-projeto. A atribuição do prémio será realizada no âmbito de um evento gerador de notoriedade mediática.”

Proposta

Neste contexto, cumpre propor o lançamento do Prémio Metropolitano de Empreendedorismo da AMP, nos seguintes moldes:

Objeto

O Prémio Metropolitano de Empreendedorismo destina-se a homenagear publicamente 17 personalidades que se tenham destacado pela sua ação inovadora e dinâmica empreendedora que seja considerada relevante para o desenvolvimento do território, da economia e da sociedade da Área Metropolitana do Porto. O seu exemplo de superação e de inovação deve ser capaz de inspirar a comunidade em geral.

 

Seleção

Compete a cada Município da AMP a indicação de uma personalidade/empresa a homenagear com a atribuição do Prémio Metropolitano de Empreendedorismo.

 

Critérios de Seleção / Atribuição do Prémio Metropolitano de Empreendedorismo

São elegíveis para serem galardoados com o Prémio Metropolitano de Empreendedorismo personalidades que durante a sua carreira profissional e empresarial se distingam pelos seus elevados padrões de trabalho e éticos na promoção de iniciativas de caráter empresarial que sejam suscetíveis de serem, fundamentadamente, consideradas:

  1. inovadoras;
  2. relevantes do ponto de vista da criação de emprego e do valor à escala metropolitana;
  3. importantes para a afirmação internacional da AMP e do seu tecido empresarial, designadamente, atenta a sua vocação exportadora de bens e serviços;
  4. de dimensão e escala metropolitana e com impacto efetivo no território, na economia e na sociedade da Área Metropolitana do Porto.

 

Procedimento

Cada Município comunicará à AMP, até ao próximo dia 6 de dez , a personalidade a homenagear com a atribuição do Prémio Metropolitano de Empreendedorismo.

A comunicação à AMP pelo Município da personalidade a homenagear deverá ser acompanhada dos seguintes elementos:

  1. Resumo biográfico do nomeado;
  2. Fundamentação da nomeação atentos os critérios de seleção / atribuição do Prémio Metropolitano de Empreendedorismo, acima explicitados;