start&scale

Rede Metropolitana de Apoio ao Empreendedorismo

o projeto que promove o espírito empresarial

Start & Scale

a

O projeto “AMP Start & Scale” resulta da necessidade de organizar e dinamizar o ecossistema de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo na Área Metropolitana do Porto, de forma a que seja mais fácil alimentar o pipeline de geração de novas iniciativas empreendedoras no território (StartUp), e que, simultaneamente, seja possível acelerar o crescimento das startups já em atividade, com potencial e oportunidades para alavancar os seus negócios à escala global (Scale Up). Ou seja, o projeto visa integrar e articular a ação coletiva de promoção do empreendedorismo qualificado e criativo à escala metropolitana, aumentando a sua eficiência e eficácia, assim como gerar bens coletivos que respondam a falhas e desafios de natureza coletiva na prossecução do fim acima estabelecido.

Neste sentido, o projeto propõe-se atuar, por um lado, na geração de conhecimento, e na articulação e inovação do quadro de suporte aos empreendedores à escala metropolitana, de forma a suprir os défices de articulação e integração que atualmente se registam, reforçando assim a capacidade de ação coletiva deste ecossistema. Por outro lado, considerando a existência de uma dinâmica emergente em torno de um crescente número de startups tecnológicas e criativas, que estando localizadas neste território, e tendo já validado a sua ideia e modelo de negócio, apresentam um elevado potencial de crescimento e condições propícias para escalar a sua atividade, o projeto propõe-se desenvolver um processo de identificação e mapeamento destas startups, assim como a promoção de um conjunto de atividades orientadas para a sua capacitação no que respeita ao respetivo processo de scale up.

Considerando também que, no âmbito da RIS3 estabelecida para a Região Norte se identificam inúmeras oportunidades de promoção da fertilização cruzada entre as startups tecnológicas e criativas e a base empresarial instalada na área metropolitana, o presente projeto colocará um enfoque particular na criação de condições que permitam promover iniciativas desta natureza, fazendo deste processo uma forma inovadora de promoção do empreendedorismo no território. Finalmente, será conferido um especial esforço à promoção e divulgação da temática, do projeto e dos agentes envolvidos na sua concretização, bem como de disseminação das aprendizagens obtidas e dos resultados conseguidos, dando assim corpo à prática de “aprender fazendo” que marca o próprio processo empreendedor que se pretende adotar.

Objetivos

a

  1. Gerar e disseminar conhecimento sobre o ecossistema metropolitano de empreendedorismo e de desenvolvimento de negócios na AMP, contribuindo para aumentar a respetiva eficiência e eficácia;

  2. Reforçar a cooperação, as parcerias e as redes de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo no espaço metropolitano, assegurando um contexto mais integrado e favorável à promoção e desenvolvimento de startups;

  3. Promover dinâmicas coletivas de qualificação e de inovação ao nível das soluções de apoio disponibilizadas aos empreendedores;

  4. Promover oportunidades de fertilização cruzada entre startups e setores tradicionais visando gerar novas oportunidades de negócio;

  5. Contribuir para o posicionamento da AMP como "ambiente urbano" inovador na promoção do empreendedorismo;

  6. Promover, disseminar e incentivar a cultura empreendedora no território e dar a conhecer boas práticas e casos de sucesso.

Articular e Potenciar a Rede Metropolitana de Apoio ao Empreendedorismo, facilitando e qualificando o processo de criação de empresas e gerando condições que permitam escalar negócios de elevado potencial.

Ações

p

Gerar conhecimento aprofundado, caracterizar e alinhar os stakeholders envolvidos no apoio ao empreendedorismo na AMP; facilitar o acesso à informação, a apoios e soluções existentes através de um portal online.

Desenvolver processo de identificação e mapeamento de Startups com potencial para escalar negócios; promover atividades de concretização de oportunidades de scale up.

Promover o networking e a exploração de oportunidades de negócio relacionadas com os setores da RIS3 Regional; criar rede de espaços Pop-Up para startups criativas testarem e validarem os seus negócios.

Realizar atividades integradas de comunicação para divulgação das atividades e resultados do projeto, disseminação de aprendizagens e envolvimento dos públicos-alvo. Inclui o Prémio Metropolitano de Empreendedorismo e um Evento Final que também incluirá a apresentação de resultados.

Inclui a equipa técnica a envolver no projeto, a qual será responsável pela organização, planeamento, execução, acompanhamento, monitorização e avaliação de todas as ações e atividades a realizar.

Noticias

p

Networking Out of The Box – novas oportunidades de negócios
Networking Out of The Box – novas oportunidades de negócios

A Área Metropolitana do Porto lança um Programa de Networking Out of The Box e Espaços Pop Up para promover novas oportunidades de negócios para startups.